MOVIMENTA#1

Festival de Performances



calendário


Realização: núcleo de performance da Galeria Mezanino


Seleção e Organização: Luanna Jimenes e Ivi Brasil

foto: Performance Tathy Yazigi

logo Movimenta#1: Luiz83

_

festival de performances Movimenta#1 de 24 de julho até 01 de agosto

A Galeria Mezanino dá continuidade a sua programação, múltipla e contemporânea, apresentando o festival de performances MOVIMENTA, que se propõe a ser o primeiro de uma série de eventos interdisciplinares. MOVIMENTA é uma exposição de performances de artistas que posicionam suas trajetórias na intersecção e no cruzamento de fronteiras de modalidades artísticas. A partir do movimento, de um gesto primordial e de ações triviais, deflagram reflexões e indagações sobre o aqui e agora, expõem mundos internos e (re)criam-se tantos outros externos. Entre o primeiro pulso e o último suspiro somos movimento contínuo em vida. Para o corpo, a primeira forma de expressão de vontades e emoções se dá através dos movimentos, da pulsação que ativa e guia percursos ampliando em muitos sentidos e dimensões.

O mundo gira e tudo se MOVIMENTA – verso, música, cidade, ideias, mercado, política, comida, corpo. Ao atuar no campo expandido, a MOVIMENTA busca abarcar diferentes contornos e formas de atuação e representação em 21 performances. Caminhadas, live painting, pixação, leituras dramáticas, interações com o público, apresentações cênicas e videoperformances exploram questões relacionadas à memória, identidade, gênero, temporalidade, afetividade e conflito. Muitas outras discussões são levadas a cabo pelos artistas que conduzem a MOVIMENTA na ocupação da galeria e de espaços nos arredores.


“(...) Em geral concebemos as viagens como um deslocamento no espaço. É pouco. Uma viagem inscreve-se simultaneamente no espaço, no tempo e na hierarquia social.” Tristes Trópicos, Claude Lévi-Strauss

_

participantes

LUIZ83

Edna Rosane

Marcos Moraes

Lilian Colosso e Ariel Spadari

Shima

Monica Schoenacker

Julia Salem e Juliana Gennari

Aquele Mario, Cacau Francisco, Marie Auip e Natália Coehl

Tatiana Schunck

Cynthia Domenico

Felipe Bittencourt

Celso Fioravante

Fanny Feigeson e Cristina Rossi

Renan Marcondes

Gilberto Tomé

Luanna Jimenes

Tathy Yazigi

João Filho

Luciana Vendramini e Ricardo Lombardi

Naira Ciotti

Nilda Neves

Maria Cecilia Mansur

Miguel Paladino

Ciro Cozzolino